Curso:
- MPGC
Área de conhecimento:
- Sustentabilidade
Autor(es):
- Gerson da Cruz Oliveira
Orientador:
Ano:
O aumento da demanda por produtos e serviços em todo mundo devido ao aumento do padrão de vida em muitos países e ao crescimento da população exerce uma grande pressão sobre os recursos naturais e o meio ambiente. Como os produtos eletroeletrônicos se tornaram parte essencial da vida cotidiana e com o crescente consumo desses dispositivos, é imperativo que se desenvolvam soluções sustentáveis para esses itens em “fim de vida”, afinal esses equipamentos possuem diversos materiais recuperáveis em sua com posição, sendo que o modelo de economia circular se revela uma alternativa viável para esse desafio. Por meio de um estudo de caso, o objetivo deste trabalho é investigar como uma empresa do setor eletroeletrônico enfrenta os desafios da adoção da economia circular no contexto brasileiro. Para tal, estuda-se o conceito de economia circular, seus benefícios, sua contribuição para o desenvolvimento sustentável e visões críticas sobre o modelo de economia circular. Utilizase como referência três artigos científicos recentes sobre desafios para economia circular: De Jesus e Mendonça (2018); Kirchherr et al (2018) e Tura et al (2019). Assim como nesses artigos, e para melhor comparação entre os conceitos abordados, os desafios para implementação da economia circular foram divididos entre barreiras e alavancas que, por sua vez, são classificados em quatro categorias: tecnológica, econômica, institucional e cultural. Para a triangulação dos dados, as fontes utilizadas foram entrevistas com gestores da empresa estudada, análise de documentos e observação direta vis a vis ao referencial teórico. Ao término da pesquisa foi possível constatar que as barreiras culturais, associadas ao perfil do consumidor são as mais difíceis de serem transpostas; resultado igual ao apontado na pesquisa conduzida por Kirchherr et al (2018), mas diferente do que encontraram De Jesus e Mendonça (2018). Também se verificou que a questão econômica, associada a escassez de recursos físicos foi apontada como a principal alavanca para adoção do modelo de economia circular. Constatou-se que a empresa objeto do estudo de caso têm os conceitos de economia circular como um dos pilares do seu modelo de negócio e que a gestão ponta-a-ponta adotada é um caso único no segmento de eletroeletrônicos. Foi visto também que o contexto brasileiro, em função de aspectos geográfico, culturais e regulatórios, influencia tanto de forma positiva quanto negativa na adoção do modelo circular. Por se tratar de um estudo de caso único, há baixa capacidade de generalização dos resultados relatados.