O Uso da Gamificação como Prática Engajadora de Funcionários em Empresas Varejistas

Curso: 

  • MPGC

Área de conhecimento: 

  • Estudos Organizacionais

Autor(es): 

  • Soraia Finamor Neidenbach

Orientador: 

Ano: 

2019

Este artigo tem por objetivo apresentar a avaliação da utilização da ferramenta gamificação enquanto estratégia de engajamento para funcionários, envolvendo uma pesquisa qualitativa sobre a percepção de seis profissionais, sendo três consultores com expertise no assunto e dos líderes do projeto de três empresas varejistas que utilizam a ferramenta. Quanto aos objetivos específicos espera-se cooperar com o conhecimento científico pautado na literatura sobre motivação e engajamento alinhado a uma visão geral da ferramenta gamificação. Neste contexto, busca-se apresentar as percepções sobre os benefícios e as fragilidades na implementação desta ferramenta, fomentando uma análise consolidada a respeito da contribuição da gamificação como ferramenta de engajamento. O presente estudo é justificado pelo fato de as empresas enfrentarem o desafio de reter seus talentos e de engajar seus colaboradores como estratégia para os negócios, contribuindo para o alcance de seus objetivos e posicionamento da organização. Além disto, nota-se escassez de estudos empíricos direcionados ao segmento varejista quanto à gamificação como ferramenta de engajamento voltada ao público interno. Como procedimento metodológico foi utilizada uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa através de um roteiro semiestruturado com 15 questões abertas, permitindo a liberdade de expressão dos envolvidos, e, posteriormente, o método de análise temática. Como a relevância deste trabalho é a investigação sobre a avaliação da aplicabilidade da ferramenta e seus resultados, evidenciam-se alguns aspectos importantes no processo de implementação como: objetivo claro e definido com o alinhamento entre os colaboradores e a empresa, avaliação do cenário, avaliação do perfil dos colaboradores, avaliação dos fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos, avaliação de uma recompensa que faça sentido aos colaboradores para o envolvimento emocional e feedback constante. Quanto aos resultados, a análise dos dados evidenciou que a gamificação pode, de fato, contribuir para o engajamento do funcionário. Todavia, não de forma isolada. A maior parte dos entrevistados apontaram o sucesso da implementação e manutenção da gamificação alinhada a outros recursos e estratégias como: palestras de sensibilização, workplace (facebook interno), multiplicadores, gestores engajados, participação dos Business Partner/RH com atuação em campo, endomarketing etc. Além disto, os entrevistados apontaram a importância da plataforma gamificada fazer sentido aos envolvidos: alta gestão, gerentes diretos e funcionários. Entende-se que as principais mudanças significativas após a implantação da gamificação refere-se ao aumento do engajamento da equipe devido à clareza das informações apresentadas levando ao atingimento das metas estabelecidas, aumento do sentimento de pertencimento, empoderamento dos funcionários, autonomia, autoestima e até mesmo a promoção de maior transparência na relação entre líderes e liderados. Também foram apontados: melhora no clima organizacional, sentimento de meritocracia e sentimento de reconhecimento do funcionário pela organização. Em alguns casos, foi citada a redução do turnover, bem como a constância do engajamento dos profissionais envolvidos. Espera-se assim, que o presente artigo contribua com a ampliação do conhecimento sobre a utilização da gamificação como estratégia de engajamento para os funcionários no segmento varejista. Sugerem-se para avanço do assunto, pesquisas empíricas com o cruzamento de dados dos gestores da área impactada e respectivos funcionários, sobretudo em diferentes estruturas corporativas do varejo brasileiro.

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