DESIGUALDADES NAS ESCOLAS: AS DIFERENÇAS ENTRE O ENSINO MÉDIO REGULAR E O INTEGRADO NAS EXTENSÕES DA ETEC

Autor(es): 

Leticia Gomes de Sena - Orientador: Prof. Gustavo Andrey de Almeida Lopes Fernandes

Ano: 

2018

Instituição: 

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] Sendo a implementação de programas de vinculação de cursos técnicos ao Ensino Médio, uma prática vista há muitos anos no Brasil e que tem se mostrado uma política constante tanto em governos estaduais, como no governo federal; buscou-se levantar o histórico do ensino profissionalizante no país, com a finalidade de destacar os seus principais eventos, pontos convergentes e divergentes em mais de 400 anos de história. Juntamente com estes levantamentos, utilizando os estudos de Pierre Bourdieu entre outros autores, buscou-se destacar quais os impactos que a existência de dois ou mais sistemas de ensino podem gerar, como também se buscou apresentar e destacar tipos de desigualdades de oportunidades educacionais nestes sistemas, separando por fatores intraescolares e extraescolares. Vinculando os estudos sobre os sistemas de ensinos técnicos de nível médio no país e as teorias aqui introduzidas, escolheu-se o programa estadual paulista “Vence”, da modalidade Integrada, para se explorar com base nas teorias de desigualdades de oportunidades educacionais, a experiência dos alunos do Ensino Médio Regular (não participantes do programa) e do Ensino Técnico Integrado ao Médio (participantes do programa). [METODOLOGIA] Para a realização deste estudo, utilizou-se da pesquisa qualitativa aplicada a metodologia de “estudo de caso único incorporado” do Robert K. Yin (2001). A escola escolhida para se realizar o estudo de caso foi a E. E. Prof. José Vieira Macedo, com a sua Classe Descentralizada da Etec Profa. Ilza Nascimento Pintus, em São José dos Campos. Os métodos utilizados para a obtenção dos dados abrangeram o princípio da triangulação (diversificação do uso de fontes de evidência) e seguiram as principais fontes de informação para um estudo de caso, apresentados por Yin, que são os documentos, entrevistas, observação direta, observação participante e artefatos físicos; outra ferramenta que foi amplamente utilizada para se chegar aos levantamentos foi a aplicação de questionários. [RESULTADOS] Os resultados obtidos após se fazer uma análise detalhada das respostas dos alunos, professores, funcionários e equipe diretiva da escola; mostraram que há uma diferença no perfil dos alunos do Ensino Regular e do Ensino Técnico. Essa diferenciação aponta que os alunos do Vence têm condições socioeconômicas e socioculturais mais elevadas que os alunos do Regular. Estes estudantes também apresentam uma tendência maior de ingressarem no ensino superior que os demais alunos, apesar de o nível de aspiração para se alcançá-lo seja relativamente o mesmo entre os módulos. Em relação às condições de acesso à informação do Vestibulinho da Etec, se apresentaram praticamente as mesmas; diferentemente, das condições de entrada ao Vestibulinho, os quais os alunos do Vence tiveram um maior aporte de cursinhos pré-vestibulinhos que os alunos do Regular que chegaram a prestar o Vestibulinho da Etec. Em relação aos impactos na escola com a entrada e permanência do Vence, na questão da infraestrutura e dos recursos recebidos as mudanças foram mínimas. Por fim, um dos principais levantamentos feitos mostrou que há dentro da escola um tratamento e posturas diferenciadas para cada um dos módulos. [CONCLUSÃO] É possível concluir que este programa, da maneira como foi implementado e é conduzido, reproduz as desigualdades de oportunidades educacionais no tocante aos fatores intraescolares na vida dos alunos. E com o levantamento do perfil dos estudantes de ambos os módulos analisados, chegou-se também a conclusão de que há entre os estudantes, desigualdades de oportunidades ligadas aos fatores extraescolares.

Departamento: 

GEP

Anexos: