Curso:
- MPGI
Área de conhecimento:
- Estratégia Empresarial
Autor(es):
- Marilia Marin Minussi
Orientador:
Ano:
Brazil has become during the last years an important economy in the global scenario. The country has always been seen as a typical commodity exporter but the rise in the country investments and recent development of diverse economic sectors has changed this image. Companies in order to become more competitive need to understand deeply how consumers perceive and evaluate Brazilian products nowadays. It’s mandatory for Brazil to realize the competitive potential of the country to compete against high-industrialized nations and also against giant emerging economies like Russia, China and India. This paper explores how a group of Italian respondents evaluates Brazilian cosmetics category. It has been conducted an exploratory survey in order to identify which category from 4 different categories could be explored in detail. Among 4 different categories (apparel, cosmetics, fresh fruits and meat) it was selected the category cosmetics which had the lowest evaluation in the exploratory survey. After this category selection, a qualitative research taking 10 interviews in depth with Italian consumers residents in Brazil was taken. From this inquiry it is obtained the recent perceptions of an attractive and growing group of consumers about the attributes and psychological associations regarding this specific category. The analysis is conducted taking into consideration 3 main components to explain the consumer attitude: the cognitive, the conative and the emotional components. Finally the results and conclusion are presented and explored. Furthermore, a psychological map of the attitudes regarding Brazilian product categories to Italian young consumers will be developed, aiming to point out the strengths and weaknesses. From this final analysis it will be possible to understand a broad picture of the characteristics and also critical points that still need to be improved in the future in order to become a competitive nation in the cosmetic industry and also some issues that could be extended to other industries.
O Brasil se tornou nos últimos anos uma importante economia no cenário global. O país sempre foi visto basicamente como um exportador de commodities; no entanto, devido ao crescimento de investimentos e ao desenvolvimento de diversos setores econômicos, essa imagem mudou e está em processo de reconstrução. As empresas para poderem se diferenciarem e ganharem competitividade, precisam entender profundamente como consumidores percebem e avaliam os produtos brasileiros atualmente. É de extrema importância para o Brasil entender o potencial competitivo para posicionar-se corretamente contra as nações desenvolvidas e altamente industrializadas, bem como contra as gigantes economias emergentes como Rússia, China e Índia. Este estudo explora como um grupo de respondentes italianos avaliam a categoria de cosméticos brasileiros. Foi conduzida uma pesquisa exploratória com o objetivo de identificar dentre quarto categorias diferentes de produtos qual seria analisada em detalhe posteriormente por meio de entrevistas em profundidade. Das 4 categorias diferentes de produtos (vestuário, cosméticos, frutas frescas e carnes) foi selecionada a categoria cosméticos que obteve a menor avaliação geral no estudo exploratório. Após a escolha da categoria a ser analisada, uma pesquisa qualitativa com 7 entrevistas em profundidade com consumidores italianos residentes no Brasil foram realizadas. Das pesquisas realizadas são obtidas as percepções de um grupo de consumidores sobre os atributos e associações psicológicas sobre a categoria de cosméticos brasileiros. A análise será conduzida utilizando 3 componentes para explicar a atitude de consumo: a cognitiva, a conativa e a emocional. Deste modo, os resultados e conclusões são apresentados e explorados. Ademais, um mapa psicológico das atitudes sobre a categoria analisada perante o público estudado será desenvolvido, com o objetivo de pontuar suas forças e fraquezas. Desta análise final será possível ter uma visão ampla das características, bem como dos pontos críticos que precisam ser melhorados no futuro para que o Brasil seja uma nação competitiva na indústria de cosméticos e também algumas questões que podem ser estendidas a outros setores da economia brasileira.