O Vale do Piracicaba: um caso de inovação para o setor agropecuário brasileiro

• MPGPP

• Gestão Pública

• Aline Canciani

2016

A agropecuária representa um dos setores mais importantes para a economia do País. De um lado, existem significativas contribuições econômicas e científicas; de outro lado, porém, uma preocupação crescente sobre quais serão os rumos do setor. Neste sentido, um dos mecanismos para alavancar e intensificar o campo é a busca por um novo arranjo para o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária – SNPA, conhecido atualmente por Sistema de Inovação Agrícola – SIA. A bibliografia pertinente ao tema aponta, entre as principais dificuldades para o pleno desenvolvimento do setor agropecuário, desafios relativos à ausência de coordenação e cooperação entre os atores públicos e privados que compõem o SNPA. Considerando este cenário, o artigo objetiva apresentar uma recente experiência de arranjo cooperativo – o caso do Vale do Piracicaba – que traz em sua essência a inovação, o empreendedorismo e a cooperação, como elementos que impulsionam a ciência, a tecnologia e a inovação agropecuária, unindo atores relevantes para a revisão do Sistema: o setor privado, as universidades e a sociedade. Objetiva-se também dar visibilidade à experiência do Vale do Piracicaba, porque, além de ser uma interessante forma de inovação e cooperação que se adaptou ao cenário de recessão econômica atual, suas metas são ousadas e, se concretizadas, poderão gerar ganhos ao setor agropecuário não somente local, mas também nacional.