Mateus Canniatti Ponchio

Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - FGV EAESP (2006) com Estágio Doutoral na University of Otago - Nova Zelândia (2006) e Graduado em Administração de Empresas pela FGV EAESP (2002). Concluiu seu pós-doutorado (2016) na Georgia State University Robinson College of Business. Atualmente é professor titular da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP), onde é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/ESPM) e professor permanente do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor (MPCC). É professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) e Editor Científico da RAE - Revista de Administração de Empresas (FGV). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia e Finanças Comportamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: materialismo, endividamento de consumo, vulnerabilidade de consumo e consumo consciente, comportamento do consumidor e pesquisa de mercado.

Artigos: 

ROCHA, V. M.; PARENTE, J.; PONCHIO, Mateus; Felipe Zambaldi. Building Loyalty in E-commerce: Does Consumer Income Matter. International Journal Business and Systems Research, v. 14, p. 74-94, 2020.

CORDEIRO, R. A.; WONG, N.; PONCHIO, Mateus. A Gift Economy Perspective on the Cycle of Financial Vulnerability. Journal of Macromarketing, v. 39, p. 25-36, 2019.

Ponchio, Mateus Canniatti; CORDEIRO, RAFAELA ALMEIDA; GONÇALVES, VIRGINIA NICOLAU. Personal Factors as Antecedents of Perceived Financial Well-being: Evidence from Brazil. International Journal of Bank Marketing, v. 37, p. 1004-1024, 2019.

METTE, FREDERIKE MONIKA BUDINER; DE MATOS, CELSO AUGUSTO; ROHDEN, SIMONI F.; Ponchio, Mateus Canniatti. Explanatory Mechanisms of the Decision to Buy on Credit: The Role of Materialism, Impulsivity and Financial Knowledge. Journal of Behavioral and Experimental Finance, v. 21, p. 15-21, 2019.

SANTINI, FERNANDO DE OLIVEIRA; LADEIRA, WAGNER JUNIOR; METTE, FREDERIKE MONIKA BUDINER; Ponchio, Mateus Canniatti. The Antecedents and Consequences of Financial Literacy: A Meta-analysis. International Journal of Bank Marketing, v. 37, p. 1462-1479, 2019.

PONCHIO, Mateus; SAMARTINI, A. O Modelo de Moderação Simples e seu Emprego no Campo da Administração. Internext (São Paulo), v. 13, p. 1-9, 2018.

GONCALVES, V. N.; PONCHIO, Mateus. Quem Pensa no Futuro Poupa Mais? O Papel Mediador do Conhecimento Financeiro na Relação entre Orientação para o Futuro e Segurança Financeira Pessoal. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 17, p. 472-486, 2018.

BALDINI, A. P. T.; PONCHIO, Mateus. Avaliação do Processo de Compra de Alto Envolvimento: Aplicação do Consumer Styles Inventory ao Mercado Brasileiro de Veículos Comerciais Leves. RAU - Revista de Administração da UNIMEP, v. 16, p. 107-131, 2018.

BAETA, P.; CANNIATTI PONCHIO, MATEUS. Estudo Teórico-Empírico acerca das Associações entre Materialismo e Consumo Colaborativo. FACEF Pesquisa, v. 21, p. 48-61, 2018.

BALDINI, A. P. T.; PONCHIO, Mateus. Avaliação de Publicações da Escala Customer Styles Inventory: Identificação de Oportunidades para Novos Estudos no Brasil. REA. Revista Eletrônica de Administração (Online), v. 16, p. 221-239, 2017.

BRANDAO, M. H.; YAMADA, Y.; Ponchio, Mateus Canniatti; CORDEIRO, R. A.; STREHLAU, V. I. The Influence of Product Recall on Consumer Loyalty. RAU - Revista de Administração da UNIMEP, v. 14, p. 143-164, 2016.

CORDEIRO, R. A.; PONCHIO, Mateus; MAZZON, J. A. Evaluating Co-branded Products: The Socioeconomic Strata Effect. Marketing Intelligence & Planning, v. 34, p. 795-809, 2016.

ROCHA, V. M.; Ponchio, Mateus Canniatti; FRANCISCO, Eduardo. Lealdade do Consumidor e Programas de Fidelidade: Uma Análise Topográfica do Campo de Conhecimento à luz da Bibliometria, Estatística Espacial e Redes Sociais. Revista de Ciências da Admistração, v. 1, p. 09-41, 2015.

FALCHETTI, CLAUDIA; Ponchio, Mateus Canniatti; BOTELHO, NARA LÚCIA POLI. Understanding the Vulnerability of Blind Consumers: Adaptation in the Marketplace, Personal Traits and Coping Strategies. Journal of Marketing Management, v. 32, p. 1-22, 2015.

MORAES, S. G.; CUNHA, R. D.; Ponchio, Mateus Canniatti. Desvendando a Mente dos Estudantes: Uma Escala Baseada em Gardner. Journal of Economic Sociology Studies, v. 4, p. 292-311, 2014.

MARIN, E. R.; PIZZINATTO, N. K.; Giuliani, Antonio Carlos; PONCHIO, Mateus. Revistas Femeninas de Brasil. Estrategias de los Mensajes Publicitarios. Invenio (Rosario), v. 18, p. 103-120, 2014.

Zambaldi, Felipe; DA COSTA, FRANCISCO JOSÉ; CANNIATTI PONCHIO, MATEUS. Measurement in Marketing: Current Scenario, Recommendations and Challenges. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, p. 01-27, 2014.

CORDEIRO, R. A.; REINALDO, H. O. A.; Ponchio, Mateus Canniatti; ROMERO, C. B. A. Arrumar a Casa e Ganhar o Mundo: Da Gestão de Marcas à Internacionalização da Alpargatas. REA. Revista Eletrônica de Administração (Franca. Online), v. 12, p. 68-83, 2013.

SIEKIERSKI, Paulette; Ponchio, Mateus Canniatti; STREHLAU, V. I. Influence of Lifestyles Related to Eating Habits in Ready Meal Consumption: Comparative Study between São Paulo and Rome. Revista Brasileira de Gestão de Negócios (São Paulo. Impresso), p. 325-342, 2013.

YAMASAKI, V. E. I.; Ponchio, Mateus Canniatti ; SILVA, S. C. E.; ROCHA, T. V. O Consumo de Cirurgia Estética: A Influência da Autoestima e do Materialismo. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, v. 2, p. 30-52, 2013.

Ponchio, Mateus Canniatti; STREHLAU, V. I.; COSTA, A. B. B. M.; CALVENTE, L. B.; ALVARES, S. N. Diferenças Geracionais na Avaliação da Lealdade a Suplementos Alimentares: Um Estudo com Consumidores do Município de São Paulo. FACEF Pesquisa, v. 16, p. 4, 2013.

Ponchio, Mateus Canniatti; MARTINS, C. G.; VIEIRA, C. B. M.; MENEZES, D. N. Fatores Determinantes da Propensão ao Consumo de Cirurgias Plásticas Estéticas. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 12, p. 44-63, 2013.

CORDEIRO, R. A.; PONCHIO, Mateus. Avaliação de Notebooks em Aliança de Co-branding. REBRAE. Revista Brasileira de Estratégia (Impresso), v. 6, p. 279, 2013.

BERGAMO, F. V. M.; Giuliani, Antonio Carlos; CAMARGO, S. H. C. R. V.; Zambaldi, Felipe; Ponchio, Mateus Canniatti. Student Loyalty Based on Relationship Quality: An Analysis on Higher Education Institutions. BBR. Brazilian Business Review (English Ed.), v. 9, p. 26-46, 2012.

LOHMANN, G. G.; PIZZINATTO, A. K.; PIZZINATTO, N. K.; Ponchio, Mateus Canniatti; BELLI, H. C. Gestión de Proyectos Internos de TI: Un Estudio sobre las 100 Empresas más Importantes de Brasil. Invenio (Rosario), v. 15, p. 81-93, 2012.

STREHLAU, VIVIAN IARA; Ponchio, Mateus Canniatti; LOEBEL, EDUARDO. An Assessment of the Consumer Ethnocentric Scale (CETSCALE): Evidences from Brazil. BBR. Brazilian Business Review (English Edition. Online), v. 9, p. 103-126, 2012.

Ponchio, Mateus Canniatti; STREHLAU, V. I. Eu Estendido no Interesse por Automóveis Clássicos: Estudo Comparativo entre Consumidores Paulistanos. FACEF Pesquisa, v. 14, p. 299-308, 2011.

FERRUZZI, MARCOS ANTONIO; NETO, MÁRIO SACOMANO; Spers, Eduardo Eugênio; Ponchio, Mateus Canniatti. Reasons for Outsourcing Services in Medium and Large Companies. BBR. Brazilian Business Review (English Edition. Online), v. 8, p. 44-66, 2011.

Bergamo, Fabio; PONCHIO, Mateus; Zambaldi, Felipe; Giuliani, Antonio Carlos; Spers, Eduardo. De Prospect a Aluno: Fatores Influenciadores da Escolha de uma Instituição de Ensino Superior. Base (UNISINOS), v. 7, p. 182-193, 2010.

Santos, Mauro Jonathan Mestrinel dos; Spers, Eduardo Eugênio; Ponchio, Mateus Canniatti; Rocha,Thelma Valéria. Heurísticas no Consumo de Serviços de Educação Superior. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 9, p. 40-63, 2010.

STREHLAU, V. I.; PONCHIO, Mateus; RIEGEL, V. País de Origem e Etnocentrismo na Avaliação da Imagem de Marca Global: Um Estudo sobre o McDonald's. Internext (São Paulo), v. 5, p. 23-45, 2010.

FRANCISCO, EDUARDO DE REZENDE; FAGUNDES, EDUARDO BORTOTTI; Ponchio, Mateus Canniatti; Zambaldi, Felipe. Development of an Indicator of Propensity to Energy Commercial Losses Using Geospatial Statistical Techniques and Socio-Economic Data: The Case of AES Eletropaulo. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online), v. 11, p. 178-197, 2010.

BORINI, F. M.; SILVA, A. L. L.; PONCHIO, Mateus. Valor Percebido pelo Consumidor de Curso Superior em Administração por Escolas Direcionadas para Baixa Renda e Alta Renda. Revista de Administração da UNIMEP, v. 7, p. 122-137, 2009.

Oliveira, Marcelo Marques de; PONCHIO, Mateus; Sacomano Neto, Mario; PIZZINATTO, N. K. Análise dos Fatores de Resistência na Implantação de Sistemas de Informação na Manufatura de Eletrônicos. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (Online), v. 6, p. 507-524, 2009.

PONCHIO, Mateus; ARANHA, Francisco. Materialism as a Predictor Variable of Low Income Consumer Behavior when Entering into Installment Plan Agreements. Journal of Consumer Behaviour, v. 7, p. 21-34, 2008.

PONCHIO, Mateus; ARANHA, Francisco; TODD, Sarah. Estudo Exploratório do Construto de Materialismo no Contexto de Consumidores de Baixa Renda do Município de São Paulo. Revista Gerenciais (UNINOVE. Impresso), v. 6, p. 13-22, 2007.

Giuliani, Antonio Carlos; Netto, Arsênio F. N.; PONCHIO, Mateus; Mario Sacomano Neto; BATISTA, Clemilson. MBAs, Mestrados Acadêmicos, Mestrados Profissionais e Doutorados em Administração: Suas Contribuições para o Ensino e a Pesquisa. Revista de Administração da UNIMEP, v. 5, p. 52-73, 2007.

PONCHIO, Mateus; ARANHA, Francisco; SAMARTINI, A. Uso de Fontes de Recomendação Fortes e Fracas na Escolha de Veículo. RAE Eletrônica (Online), v. 2, p. 1, 2003.

Livros: 

SIEKIERSKI, Paulette; PONCHIO, Mateus. Lifestyles Related to Eating Habits in Ready Meal Consumption. 1. ed. Nova Iorque: Nova Science Publishers, Inc., 2014. v. 1. 81p.

PONCHIO, Mateus. The Influence of Materialism on Consumption Indebtedness: A Study of Low Income Consumers from the City of São Paulo, Brazil. 1. ed. Koln, Germany: Lambert Academic Publishing, 2009. v. 1. 144p.

Capítulos de livros: 

SANTOS, M. J. M.; SPERS, E. E.; Mario Sacomano Neto; CANNIATTI PONCHIO, MATEUS. A Imagem em Instituições de Ensino Superior. In: Dalila Alves Corrêa; Augusto José Mondlane. (Org.). Gestão das Instituições de Ensino Superior: Do Global ao Específico. 1ed.Lisboa: Escolar Editora, 2015, v. 1, p. 55-78.

FUSTAINO, J.; PONCHIO, Mateus; Giuliani, Antonio Carlos. Cultura de Consumo: La Evolución en la Sociedad Brasileña y Mexicana. In: Antonio Carlos Giuliani; Maria Alejandra Ponce Morales. (Org.). Marketing Contemporáneo: Um Enfoque Latinoamericano? Aplicación de Estratégias em Brasil y México. 1ed.Umad - México: Fomento Editorial UMAD, 2009, v. 1, p. 165-182.

FUSTAINO, J.; Giuliani, Antonio Carlos; PONCHIO, Mateus. Comportamento do Consumidor e o Processo de Compra no Varejo. In: Antonio Carlos Giuliani. (Org.). Gestão de Marketing no Varejo V. 1ed.Itu: Ottoni, 2009, v. 1, p. 167-185.

PONCHIO, Mateus; ARANHA, Francisco. Necessidades, Vontades e Desejos: A Influência do Materialismo sobre a Dívida de Consumo dos Paulistanos de Baixa Renda. In: Angela da Rocha; Jorge Ferreira da Silva. (Org.). Consumo na Base da Pirâmide: Estudos Brasileiros. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad, 2009, v. 1, p. 133-156.

CESAR, F. I. G.; PIZZINATTO, N. K.; PONCHIO, Mateus; Giuliani, Antonio Carlos. Sistema de Informação. In: Osvaldo Elias Farah; Marly Cavalcanti; Luciana Passos Marcondes. (Org.). Empreendedorismo Estratégico: Criação e Gestão de Pequenas Empresas. 1ed.São Paulo: Cengage Learning, 2008, v. 1, p. 67-86.

MODANEZ, P. S. C.; Giuliani, Antonio Carlos; PONCHIO, Mateus. A Influência da Cor na Decisão de Compra de Bens de Consumo. In: Antonio Carlos Giuliani. (Org.). Gestão de Marketing no Varejo IV. 1ed.Itu: Ottoni Editora, 2008, v. 1, p. 171-190.