Marta de Campos Maia

Administradora de Empresas pela FAAP e Doutora pela FGV EAESP. Atuou como Coordenadora de Educação a Distância da FGV EAESP e Coordenadora de Tecnologia Aplicada à Educação da FAAP e da FGV-EAESP. Atua como Professora da FGV EAESP nos cursos de graduação e de pós-graduação e no INSPER nos MBA Executivos. Trabalha como Palestrante e como Consultora de Empresas e de Instituições de Ensino desde 1998. Conselheira da Associação Brasileira de Educação a Distância. É autora de capítulos de livros e de dezenas de artigos, pesquisas e trabalhos sobre Tecnologia de Informação e Educação a Distância, publicados no Brasil e no exterior. É parecerista dos periódicos Revista de Administração de Empresas (RAE) da FGV, da Revista Pro-posições da FE-UNICAMP, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos do INEP e da Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) da ABED. Atua como assessora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Artigos: 

Cernev, Adrian Kemmer ; MENEGON, L. F. ; MC MAIA . Relacional: Easing the Crisis Effects in the Education Sector. RAC. Revista de Administração Contemporânea (online), v. 26, p. 1-1, 2022.

MC MAIA. Um Caminho Aberto à Inovação. GV Executivo, v. 16, p. 32-35, 2017.

MAIA, Marta de Campos. Entendendo a Necessidade de Renovação no Processo de Ensino e Aprendizagem. RAE Eletrônica (Online), v. 9, p. 1-5, 2010.

MAIA, Marta de Campos. A Tecnologia Educacional Transformando o Ensino na FGV-EAESP. Revista e-Learning Brasil, v. 4, p. 82-83, 2007.

MAIA, Marta de Campos. Information and Communication Technology and Distance Education in Brazil. International Council for Open and Distance Education - Icole - ICDE, v. 1, p. 1-15, 2007.

MAIA, Marta de Campos; MEIRELLES, Fernando de Souza. Novas Tecnologias Aplicadas em uma Pós-graduação a Distância: O Caso GVnext. Renote. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, p. 1, 2007.

AIA, Marta de Campos. Educação a Distância. GV Executivo. Getúlio Vargas Executivo, v. 6, p. 56-60, 2007.

MAIA, M.C.; SERIO, L.C.; PEREIRA, S.C.F. Modelos de Negócios na Economia Digital. Revista da FAT (Impresso), v. IV, p. 31-37, 2005.

MEIRELLES, F. S.; MAIA, Marta de Campos. Evasão nos Cursos Superiores a Distância. Revista Educação & Tecnologia (Curitiba), v. 1, p. 5-7, 2005.

MAIA, Marta de Campos; MEIRELLES, Fernando de Souza. Educação a Distância e o Ensino Superior no Brasil. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 2, p. 1-15, 2004.

MAIA, Marta de Campos. Perspectivas e Tendências da Educação a Distância no Brasil. Qualimetria, São Paulo, p. 28-30, 2003.

MEIRELLES, F. S.; MAIA, Marta de Campos. Educação a Distância e o Ensino no Brasil. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 10/03, p. 1-31, 2003.

MAIA, Marta de Campos; MEIRELLES, Fernando de Souza. Educação a Distância: O Caso Open University. RAE Eletrônica, 2002.

MAIA, Marta de Campos; PEREIRA, Susana Carla Farias; SERIO, Luiz Carlos Di. O Turismo na Economia Digital: Um Estudo de Sites no Brasil. Estratégica (Pacaembu), p. 17-31, 2001.

MAIA, Marta de Campos; MEIRELLES, Fernando de Souza. Bancos Lucram Mais com Investimentos em TI. Revista Informática Hoje, p. 20-21, 2000.

MAIA, Marta de Campos. Usos Estratégicos da Tecnologia de Informação. Revista Set, São Paulo, v. 20, p. 2-2, 2000.

Capítulos de livros: 

MAIA, Marta de Campos. O Impacto das Redes e Mídias Sociais na Estratégia Corporativa. In: Ana Paula P. Candeloro e Marilza M. Benevides. (Org.). Governança Corporativa em Foco Inovações e Tendências para a Sustentabilidade das Organizações. 1ed.São Paulo: Saint Paul Editora, 2014, v., p. 137-151.

MAIA, Marta de Campos. Inovação no Trabalho Docente e a Educação a Distância. In: Gilberto Oliani & Rogério A. de Moura. (Org.). Educação a Distância: Gestão e Docência. Educação a Distância: Gestão e Docência. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2012, v. 1, p. 113-132.

MAIA, Marta de Campos. Ferramentas da Web 2.0 Associadas aos LMS no Ensino Presencial. In: Fredric M. Litto e Marcos Formiga. (Org.). Educação a Distância, volume 2. Educação a Distância, volume 2. São Paulo: Editora Pearson, 2011, v. 2, p.-.

MAIA, Marta de Campos. O Impacto da Aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação na Evolução da Educação no Brasil. In: Elias Said Hung. (Org.). El Ciberperiodismo: Entre la Tiza y el Ratón en las Universidades de Colombia. 1 ed. Barranquilla: Ediciones UniNorte, 2010, v. I, p. 365-385.

MAIA, Marta de Campos. Experiência em Ead nos Cursos de Pós-Graduação: Caso GVnext. In: Fatima Bayma de Oliveira. (Org.). Desafios da Educação: Contribuições Estratégicas para o Ensino Superior. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009, v, p. -.

MAIA, Marta de Campos; SERIO, Luiz Carlos Di; PEREIRA, Susana Carla Farias; SAMPAIO, Mauro. O Consórcio Modular: Caso Volkswagen Resende. In: Lee Krajewski, Larry Ritzman e Manoj Malhotra. (Org.). Administração de Produção e Operações. 8 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil Ltda., 2008, v. 1, p. 345-.-.

MAIA, Marta de Campos. An Internet Based MBA Program. In: LITTO, Frederic M.; MARTHOS, Beatriz R. (Org.). Distance Learning in Brazil: Best Practices. Distance Learning in Brazil: Best practices. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006, v., p-.

MAIA, Marta de Campos; MEIRELLES, Fernando de Souza. As TICs Aplicadas na Educação a Distância no Ensino Superior no Brasil. In: Alberto Luiz Albertin. (Org.). Tecnologia de Informação. Tecnologia de Informação. São Paulo: Atlas, 2004, v. 1, p. 277-.