Marcos Fernandes Gonçalves da Silva

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1984), Doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1994) e pós-doutorado no SAS - University of London (1997/1998). É parecerista da FAPESP na área de corrupção e políticas públicas. É pesquisador associado do Cepesp FGV e é pesquisador do FGV/Ethics. É Professor Adjunto Doutor em tempo integral da FGV EAESP. Foi membro do grupo de pesquisa da Fundação Getulio Vargas, Núcleo de Cooperação com África e Portugal - NuCAP, da Diretoria Internacional da Fundação Getulio Vargas FGV DINT. Temas atuais de pesquisa são (i) ética e economia, com foco no debate sobre critérios de avaliação econômicos e morais sobre legalização de mercados e atividades empresariais ilegais e (ii) sobre a natureza institucional (formal e informal) do capitalismo de estado no Brasil e suas características relacionadas à relação público-privado. Foi colaborador do Programa de Pós-Graduação em Economia, Coordenador da Graduação em Economia, Pedagógico e Coordenador do Centro de Pesquisas dos Processos da Decisão da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio (FGV EESP). Também foi Coordenador da Pós-Graduação da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Mestrado, Doutorado em Administração Pública e Governo, Administração de Empresas e do Mestrado Profissional em Administração). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Normativa, Ética e Economia e Economia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: ética e economia, corrupção, ética experimental, instituições e desenvolvimento (História), teorias da decisão e economia política do desenvolvimento. Na Graduação em Economia da FGV EESP lecionou Interpretações do Brasil, Crise do Estado no Brasil, História Contemporânea, Ética e Economia e Introdução à Economia. No Programa de Pós-Graduação da FGV EESP lecionou Microeconomia III. No âmbito de atividades não acadêmicas, foi colaborador da revista mensal Época Negócios e é colaborador das colunas de "Análise" do jornal Folha de São Paulo, tendo trabalhado como editorialista desse jornal. Atualmente também escreve para o Valor Econômico e O Estado de São Paulo. É também professor colaborador da Escola de Direito da FGV em São Paulo, onde leciona Direito e Economia e Microeconomia.

Artigos:

Silva, Marcos Fernandes Gonçalves da. Uma História sobre Pandemia (Covid-19), Isolamento e Fundamentos Microeconômicos de Políticas Públicas. Cadernos de Gestão Pública, v. 25, p. 1-10, 2020.

Silva, Marcos Fernandes Gonçalves da. A Importância do Ensino da Ética. RAE Executivo (Cessou em 2004. Cont. ISSN 1806-8979 GV Executivo), v. 18, p. 35, 2019.

MARCOS FERNANDES G DA SILVA; SILVA, M. F. G. Um Breve Ensaio Normativo sobre Controle da Corrupção no Brasil. Revista de Estudios Brasileños, v. V3, p. 120-124, 2016.

SILVA, M. F. G. Cooperation, Social Capital and Economic Performance. Revista de Economia Política, São Paulo, v. Vol. 2, n.n.3, p. 25-50, 2006.

SILVA, M. F. G. A Epistemologia da Economia Teórica em Schumpeter. Brazilian Journal of Political Economy, Brasil, v. 22, n.1, p. 109-130, 2002.

SILVA, M. F. G. Budgeting and Resource Allocation in Universities: A Public Choice Approach. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 40, n.4, p. 48, 2000.

SILVA, M. F. G. The Political Economy of Corruption in Brazil. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 39, n.3, p. 26, 1999.

SILVA, M. F. G. A Moral da Dívida Pública. Revista de Economia Política, São Paulo, v. 18, n.2, p. 31-48, 1998.

SILVA, M. F. G. Sobre a Noção Schumpeteriana de Progresso da Ciência Econômica. Estudos Econômicos. Instituto de Pesquisas Econômicas, São Paulo, v. 28, n.4, p. 665, 1998.

SILVA, M. F. G. A Economia Política da Corrupção. Estudos Econômicos da Construção, São Paulo, v. 2, p. 71-96, 1996.

Livros:

SILVA, M. F. G. Formação Econômica do Brasil: Uma Reinterpretação Contemporânea. 1. ed. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2011. v. 3000. 170p.

SILVA, M. F. G. Ética e Economia. 1. ed. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2006. v. 1. 256p.

SILVA, M. F. G. A Economia Política da Corrupção no Brasil. São Paulo: Senac-SP, 2002. v. 1. 138p.

Capítulos de livros:

Hamilton Coimbra Carvalho; SILVA, M. F. G. Economia Política da Corrupção: Os Gestores Públicos e as Questões Éticas. Economia Política da Corrupção: Os Gestores Públicos e as Questões Éticas. 1ed.São Paulo: Egap - Editora Oficial do estado de São Paulo - Escola de Gestão Pública, 2016, v. 1, p. 313-331.

SILVA, M. F. G.; ARVATE, P. Conflitos, Receitas Cumulativas do Governo Federal (CPMF e Contribuições) e Impactos Econômicos. In: Eurico Marcos Diniz de Santi. (Org.). Direito Tributário e Finanças Públicas. 1ed.São Paulo: Saraiva/Escola de Direito de São Paulo da FGV, 2007, v. 1, p. 745-758.

SILVA, M. F. G. Corrupção e Bens Públicos. In: Ciro Biderman, Paulo Arvate. (Org.). A Economia do Setor Público no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2005, v. 1, p. 55-88.

SILVA, M. F. G. Abrindo a Caixa Preta do Estado: A Economia Política da Informação. In: Evelyn Levy, Pedro Drago. (Org.). Gestão Pública no Brasil Contemporâneo. 1ed.São Paulo: EdiçõesFUNDAP, 2005, v. 1, p. 70-80.

SILVA, M. F. G. Corrupção: Impactos na Economia Brasileira. In: Thomaz Wood Jr. (Org.). Gestão Empresarial - Oito Propostas para o Terceiro MIlênio. 1ed.São Paulo: Editora Atlas, 2001, v., p. 95-130.