Francisco José Espósito Aranha Filho

Francisco Aranha é Professor Titular do Departamento de Informática e Métodos Quantitativos da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), à qual está vinculado desde 1989. Atualmente é Coordenador do CEDEA - Centro de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem da FGV EAESP. Sua formação compreende Doutorado, Mestrado e Bacharelado em Administração (FGV EAESP, concluídos respectivamente em 2000, 1989 e 1984); Mestrado em Estatística (IME-USP, 2003), Pós-Doutorado (HEC Montreal, 2007) e aperfeiçoamento em Engenharia de Software (UQAM 2012). Nos últimos anos, exerceu a Coordenação do Curso de Graduação em Administração de Empresas (2008-2011), a Direção da RAE - Revista de Administração de Empresas (2007-2008) e a Coordenação do Curso de Mestrado e Doutorado em Administração (2002-2005). É pesquisador na área de métodos quantitativos aplicados. Interessa-se particularmente pelo ensino de Estatística nos cursos de administração. 

Artigos: 

GIMENEZ, C. G.; ARANHA, F; Rolim, H; NEVES, L. Q. Inovação nos Cursos de Administração no Brasil: uma análise do alinhamento às competências do século XXI. Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), v. 21, p. 1-23, 2020.

ARANHA, Francisco. O Ensino Superior após a Covid-19. GV Executivo, v. 19, p. p. 42-45, 2020.

GAGNON, MICHEL; ZOUAQ, AMAL; ARANHA, Francisco; ENSAN, FAEZEH; LOUIS, LUDOVIC JEAN. An Analysis of the Semantic Annotation Task on the Linked Data Cloud. International Journal of Metadata, Semantics and Ontologies (print), v. 13, p. 317, 2019.

ARANHA, F. Formação sob Medida. GV Executivo, v. 18, p. 12-15, 2019.

ARANHA, Francisco. Teoria e Prática Devem Caminhar Juntas: A importância da Coerência entre Crenças, Valores e Comportamentos no Ambiente Educacional. Ei! Ensino Inovativo, v. 3, p. 11-13, 2018.

ARANHA, Francisco. A Universidade Resiste ao Século XXI. GV Executivo, v. 14, p. 18-21, 2015.

PIGNANELLI, A.; ARANHA, Francisco. Indicações Bibliográficas: Inovação no Ensino. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 55, p. 726-726, 2015.

ARANHA, Francisco; GOMES, M. V. P.; PIGNANELLI, A.; FEFERBAUM, M.; GHIRARDI, J. G.; GEBARA, A. E.; CAMPANA, C.; MATTEELLI, F.; CORREA, L. A.; SANTOS, R. A.; COUTO, M. C. G.; GONCALVES, L. Tecnologia no Ensino. Ei! Ensino Inovativo, v. 1, p. 1-44, 2015.

CEPELLOS, V.; TONELLI, M. J.; ARANHA, F; PEREIRA FILHO, J. L. Envelhecimento nas Organizações: Preconceito ou Tendência? GV Executivo, v. 2, p. 24-27, 2013.

ARANHA, Francisco. Ensino Universitário como Meta-profissão. GV Executivo, v. 11, p. 16-19, 2012.

ZAMBALDI, Felipe; ARANHA, Francisco; LOPES, Hedibert Freitas; POLITI, Ricardo. Credit  Granting to Small Firms: a Brazilian case. Journal of Business Research, v. 64, p. 309-315, 2011.

YAMAMOTO, Cleusa Satico; ARANHA, Francisco. Estimating Cellphone Providers' Customer Equity. Journal of Business Research, v. 62, p. 891-898, 2009.

PONCHIO, Mateus; ARANHA, Francisco. Materialism as a Predictor Variable of Low Income Consumer Behavior when Entering into Installment Plan Agreements. Journal of Consumer Behaviour, v. 7, p. 21-34, 2008.

PAIVA, V.; ARANHA, Francisco; BASTOS, F. I.; GEPSAIDS. Opiniões e Atitudes em Relação à Sexualidade: pesquisa de âmbito nacional, Brasil 2005. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health, v. 42, p. 54-64, 2008.

PONCHIO, Mateus Canniatti; ARANHA, Francisco; TODD, Sarah. Estudo Exploratório do Construto de Materialismo no Contexto de Consumidores de Baixa Renda no Município de São Paulo. Revista Gerenciais (UNINOVE. Impresso), v. 6, p. 13-21, 2007.

ZAMBALDI, Felipe; MOURA, Maurício; ARANHA, Francisco; FERREIRA, Eduardo. A Questão da Seleção Adversa no Microcrédito Produtivo Orientado: um estudo empírico sobre o comportamento de adimplência de empreendedores de baixa renda. Pesquisa & Debate, São Paulo, v. 16 (2), n.2 (28), p. 309-331, 2006.

ZAMBALDI, Felipe; MOURA, Mauricio; ARANHA, Francisco; FERREIRA, Eduardo. A Questão da Seleção Adversa no Microcrédito Produtivo Orientado: um estudo sobre o comportamento de adimplência de empreendedores de baixa renda. Pesquisa & Debate (São Paulo. 1985. Online), São Paulo, v. 16, n.2, p. 309-331, 2005.

STREHLAU, Suzane; ARANHA, Francisco. Adaptação e Validação da Escala de Consumo de Status (SCS) para Uso no Contexto Brasileiro. Faces (FACE/FUMEC), Belo Horizonte, v. 3, n.1, p. 1-84, 2004.

PONCHIO, Mateus; ARANHA, Francisco; SAMARTINI, A. L. S. Uso de Fontes de Recomendação Fortes e Fracas na Escolha de Veículo. RAE Eletrônica, São Paulo, v. 2, n.1, p. 1-18, 2003.

ARANHA, Francisco. E-Service em Bibliotecas: geração de valor para pesquisadores por meio de cooperação indireta. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 40, n.4, p. 84, 2000.

ARANHA, Francisco. Autocorrelação Espacial na Área de Loja de Supermercados nos Municípios Paulistas. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 39, n.4, p. 38-45, 1999.

ARANHA, Francisco. Indicadores de Potencial de Consumo em Municípios Paulistas. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 38, n.4, p. 18-25, 1998.

ARANHA, Francisco. Atlas dos Setores Postais: uma nova geografia a serviço da empresa. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 37, n.3, p. 20-27, 1997.

ARANHA, Francisco. Business Geographics for Educators and Researches. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 37, n.4, p. 89-90, 1997.

ARANHA, Francisco. Sistemas de Informação Geográfica: uma arma estratégica para o Database Marketing. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 36, n.2, p. 12-16, 1996.

ARANHA, Francisco. Como Não se Perder com Nove Milhões de Endereços. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 36, n.4, p. 34-37, 1996.

Livros: 

ARANHA, Francisco; ZAMBALDI, Felipe. Análise Fatorial em Administração. 1. ed. São Paulo: Cengage, 2008. v. 1. 168p .

Capítulos de livros: 

PONCHIO, Mateus; ARANHA, Francisco. Necessidades, Vontades e Desejos: a influência do materialismo sobre a dívida de consumo dos paulistanos de baixa renda. In: Angela da Rocha; Jorge Ferreira da Silva.. (Org.). Consumo na Base da Pirâmide: estudos brasileiros. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad, 2009, v. 1, p. 133-156.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende; ARANHA, Francisco; ZAMBALDI, Felipe; GOLDSZMIDT, Rafael Guilherme Burstein. Electricity Consumption as Predictor of Housebold Income: a spatial statistics approach. In: Clodoveu Davis e Antonio Monteiro. (Org.). Advances in Geoiformatics. Heidelberg: Springer, 2007, v. , p. 267-280.

ARANHA, Francisco. Autocorrelação Espacial na Área de Loja de Supermercados. In: Juracy Parente; Thomaz Wood Jr.; Victoria Jones. (Org.). Gestão Empresarial - Estratégias de Marketing. 1ªed.São Paulo: Editora Atlas S/A, 2003, v. 1, p. 281-.