Daniel Franco Goulart

Engenheiro Agrônomo e mestre em Administração Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGA/Mackenzie). É professor do Departamento de Administração da Produção e Operações da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), ministrando disciplinas no Curso de Graduação em Adminstração de Empresas e no Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade - Linha de Supply Chain Management (MPGC). É pesquisador do Centro de Estudos em Inovação da FGV (FGVIn) e do grupo de pesquisa em Inteligência Competitiva e Estratégias para Inovação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ocupa a posição de Diretor de Operações Estruturadas na AGI (TSX: AFN). É autor de artigos publicados em periódicos acadêmicos e em congressos científicos, de textos técnicos redigidos para jornais setoriais e de relatórios de consultoria. Possui experiência profissional em empresas multinacionais do setor de agronegócios com atuação em posições de gerencia e diretoria. Tem interesse nos seguintes temas: supply chain management; supply chain finance; food supply chain; gestão de cadeias agroindustriais; logística empresarial e métodos quantitativos.

Artigos: 

GOULART, D. F.; PEREIRA, L. H. Soluções para os Gargalos da Agricultura. GV Executivo, v. 19, p. 1-4, 2020.

GOULART, D. F.; ZILBER, M. A.  A Liderança Setorial na Cadeia do Biodiesel: Uma Análise à Luz do Conceito de Vantagem Competitiva. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 18, p. 332-341, 2017.

OULART, D. F.; ALMEIDA, R. P.; RESENDE, K. C.; COSTA, F. A. M.; BEZERRA, J. R. C. O Desafio da Estruturação da Cadeia Produtiva do Amendoim no Semiárido do Nordeste. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 19, p. 47-59, 2017.

GOULART, DANIEL FRANCO. Managing Essential Inputs: The Case of Methanol Supply in Biodiesel Industry. Revista de Negócios, v. 21, p. 31-43, 2016.

GOULART, D. F.; SANTANA, R. M.; MOUTINHO, L. M. G. Tendências Internacionais e suas Influências na Governança de Cadeias Agrícolas: O Caso do GlobalGAP e da Fruticultura do Vale do São Francisco. Revista Econômica do Nordeste, v. 44, p. 507-522, 2013.

GOULART, D. F.; FAVERO, L. A.  A Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura de Leite na Região Central do Rio Grande do Norte: Estrutura, Gargalos e Vantagens Competitivas. Rama: Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, v. 4, p. 21-36, 2011.

FREITAS, E. V. S.; NASCIMENTO, C. W. A.; GOULART, D. F.; SILVA, J. P. S. Disponibilidade de Cádmio e Chumbo para Milho em Solo Adubado com Fertilizantes Fosfatados. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 33, p. 1899-1907, 2009.

Livros: 

GOULART, D. F. Certificações Privadas e seus Reflexos na Cadeia da Manga. 1. ed. Curitiba: Appris Editora, 2016. 143p.

Capítulos de livros: 

XAVIER, Bruno Toríbio de Lima; GOULART, D. F. Ensino, Pesquisa e Extensão Consorciados: A Fórmula do Sucesso do Programa de Educação Tutorial. In: Iguatemy Lucena de Martins; Solange Medina Ketzer. (Org.). Programa de Educação Tutorial: Estratégias para o Desenvolvimento da Graduação. 1ed.Brasília: Brasil Tropical, 2007, v., p. 71-73.