André Aroldo Freitas De Moura

PhD em Contabilidade e Finanças na University of Birmingham (UK). Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Formado em Ciências Contábeis pela UFC (Magna Cum Laude). Formado em Tecnologia e Segurança da Informação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Em 2008, foi gerente de uma empresa familiar de pequeno porte, Casa Moura LTDA. Em 2011, foi analista de Relações com Investidores da M. Dias Branco S.A. A partir de 2014 vem prestando consultoria nas áreas de Equity Valuation, custo de capital, impacto das IFRS na América Latina e análises estatísticas. Em 2016 e 2017 lecionou na University of Birmingham (UK) e na Swansea University (UK). Prestou consultoria na Inglaterra entre 2015 e 2017. A partir de meados de 2019, cofundou a Upthinkr, a primeira casa de Venture Knowledge do Brasil. Como cofundador e consultor da Upthinkr vem prestando consultoria financeira para startups na área de Valuation, assim como membro do conselho de administração dessas startups. Em 2021, cofundou a Nossobb, startup focada em tornar a jornada da maternidade e paternidade mais fácil, oferecendo uma rede social privada (o quartinho do bebê), lista de presentes automática, entrega programada etc. Atuou como Professor Associado da FUCAPE Business School (ES) lecionando em cursos de graduação, MBA, Mestrado e Doutorado profissional. Atualmente é Professor de Carreira da Fundação Getúlio Vargas (FGV) ? EAESP. Tem publicado em journals internacionalmente reconhecidos (ABS 3) tais como: Journal of International Financial Markets, Institutions and Money, the Journal of International Accounting, Auditing and Taxation, e outros periódicos internacionais e nacionais. Tem expertise em estudos no mercado brasileiro, latino-americano e americano focando em analistas financeiros, credores, impacto de normas contábeis e suas consequências para os investidores.

Artigos:

GONCALVES, F. ; DE MOURA, A. A. F. ; Motoki, F. Y. S. What Influences the Implementation of IFRS for SMEs? The Brazilian Case. Accounting And Finance, p. 2947-2992, 2022.

CUNHA, D. R. S. ; DE MOURA, A. A. F. ; Cruz, P. B. Impact of Gender Diversity and Compliance Committees on Firms' Value and Financial Performance. International Journal of Human Resource Management, v. X, p. X-24, 2022.

Galdi, F. C. ; DE MOURA, A. A. F. ; FRANCA, R. Loan Loss Provision Models in Brazilian Banks. Meditari Accountancy Research, v. 29, p. 1473-1491, 2021.

DE MOURA, ANDRÉ AROLDO FREITAS; ALTUWAIJRI, ALJAOHRA ; GUPTA, JAIRAJ. Did Mandatory IFRS Adoption Affect the Cost of Capital in Latin American Countries? Journal of International Accounting, Auditing & Taxation, v. 38, p. 100301-18, 2020.

DE MOURA, ANDRÉ AROLDO FREITAS; GUPTA, JAIRAJ. Mandatory Adoption of IFRS in Latin America: a boon or a bias. Journal of International Financial Markets Institutions & Money, v. 60, p. 111-133, 2019.

DE MOURA, A. A. F.; COELHO, A. C. Impact of Changes in Accounting Standards in Debt Ratios of Firms: Evidence in Brazil. BBR. Brazilian Business Review (English Ed.), v. 13, p. 27-50, 2016.

DOMINGOS, S. R. M. ; DE MOURA, A.A.F. Reputação Corporativa e Desempenho: uma análise nas maiores companhias abertas do Brasil. Revista Brasileira de Contabilidade, v. 5, p. 31-44, 2015.

MOURA, A. A. F.; DOMINGOS, S. R. M. ; CABRAL, A. C. A. ; SANTOS, S. M. Corporate Governance under the Perspective of Isomorphism: A BM&FBovespa Banking Industry Approach. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 4, p. 23-44, 2014.

OLIVEIRA, Abdinardo Moreira Barreto de ; Ramalho, Rodrigo de Oliveira ; DE MOURA, A.A.F. Gestão de Capital de Giro Líquido e de Fluxo de Caixa em Risco de Empresas de Bens Industriais Listadas na BMF&Bovespa. Revista de Contabilidade da UFBA, v. 7, p. 38-51, 2013.

Nascimento, Fernando Saulo Pinheiro ; MOURA, A. A. F. ; Luca, Márcia Martins Mendes ; GALLON, Alessandra Vasconcellos. Práticas de Governança Corporativa dos Conselhos de Administração das Empresas do Novo Mercado da BM&FBOVESPA. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 3, p. 148-169, 2013.

Souza, A.C.A.A ; DE MOURA, A.A.F. ; CABRAL, A. C. A. ; SANTOS, S. M. ; PESSOA, M. N. M. Fatores Contingenciais Relevantes em uma Empresa Incubada: Enfrentamento de Desafios a Partir da Inovação. GESTÃO.ORG, v. 11, p. 69, 2013.

Luca, Márcia Martins Mendes ; DE MOURA, A. A. F. ; Nascimento, Fernando Saulo Pinheiro. Evidenciação Voluntária de Informações Sociais por Empresas de Capital Aberto no Brasil com Base nos Indicadores de Responsabilidade Social da ONU. Revista Alcance - Eletrônica, v. 19, p. 362-380, 2012.

de Moura, A.P. ; DE MOURA, A.A.F. Analysis of Injected Apparent Power and Flicker in a Distribution Network after Wind Power Plant Connection. IET Renewable Power Generation, v. 2, p. 113, 2008.